Programa


O Programa

O programa observado pelo Escotismo baseia-se em 3 pontos principais, o desenvolvimento físico, moral e intelectual, obtidos segundo o método Escoteiro idealizado e desenvolvido por Baden Powell ao longo de uma vida toda dedicada à juventude.




O Desenvolvimento Físico
Por meio de jogos ao ar livre, exercícios, práticas especiais, excursões e acampamentos obtemos, nos rapazes e moças, saúde, vitalidade, destreza e o desenvolvimento físico próprios das pessoas ativas.




O Desenvolvimento Moral
Pela observação constante dos preceitos de sua religião, pelo cumprimento diário e cuidadoso da Lei Escoteiro, e pela compreensão de responsabilidade para consigo e com seus companheiros, cria-se no jovem uma consciência social e uma moral sã.




O Desenvolvimento Intelectual

Através do melhor incentivo, a utilização prática, possibilita-se a descoberta da vocação profissional e do prazer da atuo-instrução (o aprendizado por si e para si).

São normais a todo escoteiro ou escoteira conhecimentos nos campos da física, química e geometria aplicadas, cozinha intendência, campismo, nós e amarras, natação e salvamento, 1º socorros, natureza, entre muitos outros, adquiridos com a prática direta.

Através das insígnias de Especialidades, escoteiros e escoteiras descobrem e exercitam sua vocação: enfermagem, veterinária, carpintaria, programação, jornalismo, etx., etc...


 O resultado: 
A Responsabilidade



Porém o mais importante, é que tudo isto desenvolve no jovem hábitos e qualidades de respeito à hierarquia, de iniciativa e de responsabilidade, esta é pois, outra face do Movimento Escoteiro, que converte-se agora, de Escola de Responsabilidade em Fábrica de Líderes.

Best Blogger Tips