Escotismo

A Formação



O escoteiro e a escoteira são adestrados por meio de programas especiais e psicológicos destinados em suas diferentes etapas por idade: 



RAMODENOMINADOSIDADE
AlcatéiaLobinhos/Lobinhas07 à 10 anos
Tropa EscoteiraEscoteiros/Escoteiras11 à 14 anos
Tropa SêniorSêniores/Guias15 à 17 anos
Clã PioneiroPioneiros/Pioneiras18 à 21 anos


Metodo Escoteiro
1. Aceitação da Lei e da Promessa Escoteira
2. Aprender Fazendo
3. Vida em Equipe
4. Atividades Progressivas, Atraentes e Variadas
5. Desenvolvimento Pessoal com Orientação Individual

Modalidade Escoteira

As modalidades do escotismo, no Brasil, são constituídas de três formas existentes que são a básica, a Modalidade do Mar, a Modalidade do Ar e uma quarta, que caiu em desuso a Modalidade Ferroviária. São adotadas pelos grupos escoteiros de forma a guiar as atividades dos grupos e formação dos seus membros, entretanto o grupo quando assume uma modalidade não fica restrita a essa e nem é impedida de realizar as atividades típicas das demais modalidades. 

Escotismo Modalidade Básica  
O Escotismo Básico procura desenvolver nos jovens o gosto pela vida rural e sertaneja, pelas artes e técnicas mateiras, pelo excursionismo, campismo e montanhismo, pelas viagens em todas as formas de transporte, pelas grandes expedições e explorações das regiões desconhecidas, pelo estudo da fauna, flora, mineralogia, geologia e arqueologia e pelos esportes terrestres, incentivando o culto das tradições dos bandeirantes, dos sertanistas e do nosso exército.
Um toldo sustentado por um observatório uma demonstração de pioneiria.

Escotismo Modalidade do AR
A Modalidade do Escotismo do Ar, ao contrário das outras duas modalidades convencionais, Básica e do Mar, não foi idealizada por nosso fundador Baden Powell,  nem mesmo na Inglaterra, teve suas origens aqui mesmo na Brasil nos últimos anos da década de 30.
O principal idealizador e incentivador dos Escoteiros do Ar foi o Major-Brigadeiro Godofredo Vidal, um homem apaixonado pela aeronáutica e com uma variedade incontável de talentos e interesses. Estudou Engenharia, línguas, geografia, história, pintura, interessava-se por esportes, radioamadorismo e educação, tendo escrito uma série de artigos e monografias.
Juntamente com o Major Aviador Vasco Alves Secco e o Sub Oficial Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues, Godofredo Vidal, na época Tenente Corornel Aviador, estudou e avaliou profundamente o Escotismo desenvolvendo a possibilidade de  aplicar princípios da aeronáutica no Movimento Escoteiro. Nasceu assim a Modalidade do Ar, sendo em abril de 1938 oficializada junto à UEB a fundação do Grupo Escoteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk, o primeiro desta Modalidade em todo o mundo.
Seis anos depois, em abril de 1944 é criada a Federação dos Escoteiros do Ar que reunia todos os Grupos desta Modalidade. Em 1951, o Brigadeiro Nero Moura, então Ministro da Aeronáutica, determina através da portaria No. 256 que as unidades da Força Aérea Brasileira dessem total apoio aos Grupos Escoteiros do Ar, reconhecendo a importância deste Movimento de Jovens especialmente para o incentivo ao interesse pela aeronáutica.
Durante as décadas de 60, 70 e 80 o Escotismo do Ar foi consolidado pelo trabalho de Jayme Janeiro, que participara da criação da Modalidade e tornara-se Chefe Escoteiro. Foi ele o idealizador do Curso de Adestramento Técnico do Ar, o CATAr, realizado até hoje para o Adestramento técnico de Escoteiros e Chefes da Modalidade do Ar.

Escotismo Modalidade do MAR
Em 1908, Baden-Powell pediu a seu irmão, Warrington Baden-Powell que escrevesse um livro para que meninos praticassem o escotismo nas lagoas, nos rios e nos mares como eles haviam feito na infância. No mesmo ano apareceu na Inglaterra a primeira tropa do mar, a tropa Gibraltar. Aperfeiçoado em 1909, foi organizado em 1910 com a publicação do manual para escoteiros do mar, e começaram a surgir mais tropas do Mar na Inglaterra e logo no mundo todo.

Escoteiros praticando canoagem.O que caracteriza o Escotismo Modalidade do Mar é que eles realizam suas atividades preferencialmente na água, onde quer que exista água em quantidade e profundidade suficientes para que uma embarcação possa navegar, seja ela de que tipo for. Sendo assim podem existir Escoteiros do Mar, seja esta água de mar, de riolago, lagoa ou pantanal. Procurando desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação à vela e a motor, pelas viagens e transportes marítimos, pela pesca, pelo estudo da oceanografia, pela exploração e pelos esportes náuticos, incentivando o culto das tradições da marinha. A gama de atividades que podem ser realizadas é enorme, indo da tradicional navegação a remo até mergulho ou windsurf.

PROMESSA ESCOTEIRA

A saudação da Promessa Escoteira.

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e Obedecer à Lei Escoteira."

Lema Escoteiro

O lema escoteiro original, em inglês, "be prepared" ("esteja preparado"), foi criado pelo fundador do movimento, Baden Powell, e não é coincidência que fosse formado pelas iniciais "B.P.", pelas quais o fundador era muitas vezes chamado, desde 1907. A maioria das organizações bandeirantes de todo o mundo também utiliza esse mesmo lema.
Significado
No livro Scouting for Boys, Baden-Powell explica o significado do lema:
O lema escoteiro é "BE PREPARED" (esteja preparado) ,significando que você deve estar constantemente em um estado de atenção mental e corporal para cumprir o seu DEVER.
  • Esteja preparado mentalmente através de uma disciplina que lhe permita ser obediente a cada ordem, e também pensando de antemão nas situações e acidentes que podem ocorrer, de forma a saber e desejar atuar de maneira correta no momento correto.
  • Esteja preparado corporalmente, tornando-se forte, ativo e capaz de atuar de maneira correta no momento correto.

Principios do Escotismo

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MOVIMENTO ESCOTEIRO DEFINE COMO PRINCÍPIOS DO ESCOTISMO

  1. Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
  2. Fogo de Conselho.Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
  3. Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).
O Método Escoteiro baseia-se em sete pilares essenciais
  1. Sistema de Valores (condensados na Lei, Princípios, Promessa);
  2. Sistema de Patrulhas (a vida em pequenos grupos de jovens);
  3. Sistema de Progresso (conjunto de propostas de atividades e objetivos organizados em níveis);
  4. Aprender fazendo (educação pela ação);  
  5. Método Projeto (concepção de objetivos, enquadramento imaginário e atividades pelos jovens);
Desenvolvimento físico
Proporcionar o desenvolvimento físico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.
Desenvolvimento moral
A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, pátria e próximo.
Desenvolvimento Intelectual
Dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, etc, e também pelas insígnias de Especialidades, que desenvolvem a vocação de cada um dos jovens.

Aperto de Mão

aperto de mão escoteiro

      
Durante uma visita a uma tribo de guerreiros, Baden Powell se surpreendeu com um fato: ao cumprimentar o chefe da tribo, ele estendeu sua mão direita.

        Ao contrário de B.P., o chefe da tribo estendeu sua mão esquerda. Mais tarde, o chefe lhe deu a seguinte explicação:

“Aqui na aldeia, os grandes se cumprimentam com a mão esquerda, largando para isso o seu escudo, ou seja, a sua única defesa.”

        Com isso ele prova ao adversário que deposita nele grande confiança e lealdade, mesmo que este seja seu inimigo. Encantado com a explicação, B.P decidiu adaptar o comprimento com a mão esquerda, provando também, que os escoteiros são todos dignos de confiança.

        No Brasil, nós nos cumprimentamos entrelaçando o dedo mindinho. Desta uma mão não consegue largar a outra. Somos escoteiros sempre unidos.
Best Blogger Tips

3 comentários:

  1. Ola Amanda! parabéns pelo belíssimo blog. Gostei do conteúdo e da organização. Com sugestão poderias acrescentar os desenvolvimento afetivo, espiritual e social.

    ResponderExcluir
  2. oi amanda também gostei do blog!!
    tomara que todo mundo goste!!
    Esta super legal!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ola Marco Antonio Braga...

    Adicionei maisalguns conteúdos

    Programa
    http://escoteiros196fenix.blogspot.com/p/programa.html

    Ramos
    http://escoteiros196fenix.blogspot.com/p/ramos.html

    de sua opinião,
    E obrigado pela observação.

    ResponderExcluir