Comida mateira


 Comida Mateira Escoteira é a técnica de se cozinhar sem o utilização de utensílios domésticos. É a comida típica dos escoteiros nos acampamentos. Preparar a própria comida é um desafio e sempre uma grande distração para os jovens. As técnicas de cozinhar em acampamento fazem parte do programa de treinamento dos escoteiros. A comida mateira ainda é uma importante alternativa a comida rotineira industrializada.
Para sua realização, o escoteiro geralmente precisa improvisar para substituir os utensílios comuns, como as panelas, fogões e talheres. Os alimentos são geralmente feitos diretamente na fogueira, como milho assado, maçã ou banana na brasa, cebolas douradas e o pão do caçador. Esse aprendizado culinário tenta também quebrar o estigma de que os meninos não sabem cozinhar. Nos acampamentos, meninos e meninas sempre dividem as tarefas na cozinha. 
Um dos principais componentes para se fazer comida mateira é o papel alumínio. Cozinhar em papel alumínio é a versão moderna de cozinhar em folhas ou argila. É limpo, fácil e sem panelas para carregar ou pratos para lavar. O Papel alumínio é usado para grelhar, cozinhar, fritar, dourar e cozinhar alimentos no vapor. Cozinhar no vapor se faz selando o alimento num envelope de maneira que a umidade não possa escapar. O papel alumínio também pode ser encontrado as caixinhas de leite longa vida. Estas caixinhas podem ser transformadas em uma eficiente panela.
Para improvisar um prato, pode ser usado um nó de bambu grosso cortado ao meio, ou ainda cascas duras de árvores. Já os talheres podem ser substituídos por bambus esculpidos. Com bambu também podem ser feitos palitinhos chineses. Para a conservação dos alimentos, pode ser usada a água corrente de um rio. Alimentos imersos em água corrente podem substituir eficientemente uma geladeira.
Selecionamos as principais receitas da Comida Mateira Escoteira: 

Sopa de Cebolas

Dourar cebolas com margarina, juntar um pouco de farinha de trigo, mexer bem. Juntar caldo de galinha em cubos, água, sal e pimenta, se quiser. Deixar cozinhar um pouco, servir com queijo ralado por cima.
Seleta de legumes à Escoteira

Ingredientes:
Uma batata média
Uma cenoura grande
Uma cebola pequena
quatro vagens
duas colheres de ervilha

Preparo:
Fatiar a batata e a cenoura em tiras bem finas. Picar a vagem e a cebola em pedaços bem pequenos. Em um envelope de alumínio, colocar todos os ingredientes,misture-os e acrescente sal. Não deixe buraco no envelope. Em um "fogão" improvisado com pedras e lenha, coloque o pacote em cima de uma grelha. Em 20 minutos, a seleta de legumes estará pronta.
Ingredientes:
01 pacote de pão pullman
200gr de mussarela (Em fatias)
01 lata de molho de tomate
Orégano

Como preparar:
Espalha as fatias de pão pullman em uma forma Passar o molho de tomate sobre o mesmo Colocar fatias de mussarela Salpicar orégano sobre o queijo e levar ao forno até derreter a mussarela
Pao do chefe
Ingredientes:
01 Kl de Farinha de trigo
½ litro de leite
50gr de fermento fleshmann
½ xícara de óleo
01 pitada de sal
02 ovos

Como preparar:
Bater no liquidificador o leite, fermento, óleo, sal e os ovos Acrescentar a farinha de trigo e continue batendo Se necessário acrescentar mais um pouco de leite Obs: A massa deve ficar mais em ponto liquido, do que ponto de abrir a massa.

Despeje a mistura em uma forma com furo central, untada com margarina e farinha de trigo. Deixe assar no forno por aproximadamente de 20 a 30 minutos.
Pão de Minuto

Para Fazer o pão de minuto, utiliza-se a mesma massa da receita do Pão de Caçador, porém, ao invés de enrolar a massa em um espeto, faça pequenas "bolinhas" com a massa, de aproximadamente 3cm cada uma
Pão de Caçador

Material:
500 g de Farinha de Trigo
1 colher de sopa de Sal
1 xícara de água Morna
1 pacote de fermento Monopol

Coloque em um recipiente a água morna, e dilua na mesma, o sal. Agora, misture o fermento com a farinha. Após isso, faça um monte com a farinha de trigo, cave uma depressão e nela coloque um pouco da água preparada anteriormente, vá mexendo, apertando, colocando mais farinha e água a medida que a mistura vai se transformando em massa. Amasse com paciência e continuidade até que a massa não grude mais nas mãos.

Transforme essa massa embolada em uma tripa da grossura de um dedo e enrole-a num espeto, previamente aquecido. Cozinhe-o em um fogo de brasas, a distância de 10 a 15 cm, girando de tempos em tempos para que asse de todos os lados, lentamente

Paçoca

Ingredientes:
Amendoim
Açúcar
Farinha de mandioca

Como preparar:
Na frigideira torrar o amendoim (não deixar pretejar) Tirar a casquinha Misturar o açúcar à farinha e o amendoim Moer em máquina de moer carne.
Ovo no Espeto

Coloque o espeto no ovo, como mostra a figura, é necessário furar o ovo nas duas extremidades, para isso, bata-o levemente em uma pedra ou algo duro, é necessário cuidado para não quebrar o ovo. Após, coloque o espeto com o ovo a uma distância de cerca de 15 cm de um fogo em brasas É normal, que enquanto o ovo estiver no fogo, derrame um pouco de sua gema, porém, quanto menor for o buraco onde foi colocado o espeto, menos conteúdo será derramado.
Ovo no Barro

Esta é uma receita muito simples, basta envolver o ovo com uma camada de cerca de 2 cm de barro, após, coloque-o no fogo em brasas. Quando o barro secar e começar a rachar, é sinal de que o ovo está pronto.
Ovo na Pedra

Pode se fazer um envelope de alumínio e dentro dele coloca-se batata fatiada como batata chip´s bem fininha, cenoura fatiada igual a batata,cebola picadinha bem pequena, e sal; misture tudo e embrulhe em papel.
Ovo na Casca de Laranja

Corte uma laranja ao meio e tire o miolo, pegue o ovo , quebre e coloque dentro da casca de laranja e deixe fritar colocando a casca em meio as brasas
Ovo na Batata

Pegar uma batata grande, tirar a tampe e abrir um buraco na batata para colocar um ovo (com casca e tudo!) e tampar com a própria batata. O que foi retirado dela coloca-se no envelope de alumínio e coloca o envelope e a batata com ovo na brasa e terá tudo cozido após uns 20 min aproximadamente.
Ovo chorão

Colocar um ovo cru na casca, entre 5 e 10 cm das brasas da fogueira. Esperar 2 minutos e virar com cuidado. Quando ele começar a chora (uma gota de água aparece na casca), ele está pronto.
Mingau de Maisena com Banana

Ingredientes:
01 copo de leite,
Açúcar,
02 colheres de sopa de maisena,
½ banana.

Como preparar:
Dissolver a maisena no leite frio. Adoçar e levar ao fogo. Acrescentar ½ banana picada e mexer até fervura
Mingau de Aveia ou Maisena

Fazer o mingau como de costume, utilizando água ou de preferência leite, misturar banana, gema de ovo, côco ou chocolate em pó.
Mineiro de Botas

Fritar juntos em uma frigideira banana, ovos batidos e colocar por último queijo, açúcar e canela em pó.
Mineirinho

Fazer uma gemada e misturar com leite juntamente com leite moça e chocolate em pó, deixar ferver.
Milho assado na brasa

Colocar o milho verde em espiga na grelha, e ir "regando" com água e sal, até o cozimento.
Marshmallow

Ingredientes:
100gr Emulsificante
500gr de açúcar
300ml de leite
01 colher de sobremesa de essência de baunilha

Como preparar:
Mexer o açúcar com o emulsificante, misturar bem. Bater até dar o ponto acrescentando o leite aos poucos Depois de ter atingido o ponto, acrescente a essência de baunilha e bate novamente.
Maçã recheada

Ingredientes:
Uma maçã
Goiabada
Papel alumínio

Corte a maçã em duas metades, e escave cada uma das partes. Coloque goiabada nas partes escavadas e junte as duas metades da maçã. Enrole no papel alumínio, e leve à fogueira. Tempo de cozimento: cerca de 30 minutos.
Maça e Banana na Brasa

Para sobremesa, pode se colocar uma maçã ou uma banana na brasae quando estiverem cozidas tire da brasa abra e coloque canela misturada com açúcar
Maçã com Goiabada

Ingrediente:Maça, Goiabada, Papel alumínio.

Modo de Fazer:
1- Retire o caroço da maçã.
2 - Preencha os buracos com goiabada.
3 - Embrulhe a maçã no papel alumínio.
4 - Coloque a maçã embrulhada perto da brasa da fogueira ou da churrasqueira.5 - A maçã estará pronta quando o papel estiver escuro.
Frango Subterrâneo

Ingredientes:
Frango,
Papel,
Alumínio

Modo de Preparar:
Dentro de um buraco faz-se uma fogueira, quando esta for somente brasa coloca-se o frango envolto em papel alumínio e recoberto por barro dentro do buraco, fechando-o com terra e acendendo-se nova fogueira sobre o frango, agora enterrado.

Aguarde aproximadamente 2 horas e o frango estará pronto.
Frango no Barro

Material:
Pedaços de Frango (à gosto)
temperados
cebola, batatas e cenouras
Papel Alumínio
Barro
Braseiro (lenha ou carvão)

Preparar o Braseiro Embrulhar os pedaços de frango juntamente com a cebola, batata e cenoura no papel alumínio e colocar o barro sobre o mesmo, com isso evitaremos que o papel alumínio se queime, e o colocamos no braseiro. Com isso ganhamos tempo para outras atividades. Se quiserem, utilizando o mesmo processo, fazer deliciosas sobremesas como: banana assada com canela em pó e açúcar, ou ainda se tirarmos o talo(com as sementes) de uma maçã e a recheamos com açúcar e canela em pó.
Espetinho Vegetariano

Fazer espetinhos com cebola, tomate, pimentão, batata doce précozida, toucinho (bem pouco, só para dar um pouco mais de sabor), salsicha em lata. Pincela-se com um pouco de margarina e sal. Enrolar em papel alumínio e colocar sob a brasa para ir assando.
Doce de Abóbora

Ingredientes:
Abóbora
Açúcar
Cravo da Índia

Como preparar:
Picar abóbora em cubos pequenos, colocar em uma panela acrescentar açúcar e levar ao fogo. Deixar cozinhar pôr 15 minutos, acrescentar alguns cravos da índia
Carne moída na batata

Ingredientes:
100 g de carne moída
Uma batata grande
Papel alumínio

Tempere a carne moída ao seu gosto; Faça um corte na batata, no sentido do comprimento, separando a em duas metades. Depois, escave cada uma das metades, de maneira que a carne caiba no espaço formado. Coloque metade da carne em cada uma das metades da batata, e junte estas. Enrole a batata no papel alumínio, e leve à fogueira. Cerca de 40 minutos a uma hora depois ( o tempo de cozimento depende da intensidade do fogo ), tire a batata e desenrole. A carne deverá estar cozida, apesar de não ter cor. Coma com colher, raspando a batata e misturando à carne.
Café Relâmpago

Coloque água em um recipiente (lata de azeite), quando a água começar a esquentar ponha o pó de café e deixe ferver, pegue então uma brasa e coloque dentro da lata, isso fará o pó ir para o fundo do recipiente
Bolinho de rama de Cenoura

Ingredientes:
Farinha de Trigo
Leite
Sal
Rama de Cenoura
1 ovo
Óleo

Como Preparar:
Picar a rama da cenoura e colocar em uma tigela Acrescentar ovo, a farinha de trigo, leite e sal A farinha de trigo deverá ser colocada até dar consistência para fazer bolinho em colheradas. Colocar em colheradas os bolinhos, em óleo bem quente
Bolinha de Melão, Melancia, Maça, Mamão, Cereja,

Ingredientes:
Melão
Melancia
Maça
Mamão
Cereja
Uva

Como preparar:
Cada patrulha preparar bolinhas de uma fruta Depois preparar espetinhos com frutas intercaladas Nota: A sobra da Melancia fazer suco, e guardar a casca.
Batata assada no barro

Ingredientes:
Batata (da terra ou doce),
sal,
barro.

Modo de Preparar:
Envolva a batata com o barra numa superfície de mais ou menos 2 cm de barro, após a fogueira estiver somente ardendo em brasas. Coloque as batatas sobre as brasas,podendo cobrir-las com barro. Lembre-se de deixar parte do barroexposta. Pois no momento em que estiver pronta o barro trincará. Então é só adicionar sal a gosto e se deliciar com essa deliciosa comida mateira.
Banana com canela

Ingredientes:
Uma banana grande,
Canela,
Açúcar,
Papel alumínio.

Modo de Preparar:
Pegar a banana descascar cortar no meio na vertical, colocar canela e um pouco de açúcar e fechar novamente, enrolar em papel alumínio e colocar na brasa para assar, esperar de 10 a 15 minutos e degustar este maravilhosa sobremesa.
Banana Assada

Ingredientes
Uma banana grande,
Canela,
Papel alumínio.

Modo de Preparar:
Enrole a banana no papel alumínio, sem tirar a casa, e leve a fogueira. Após cerca de 30 minutos, retire e desenrole. Sobre um prato, retire a casca da banana, polvilhe um pouco de canela e ...
Bom apetite !
Arroz sem panela

Ingredientes
Arroz,
Água,
Sal,
Caixa de leite longa vida.

Modo de Preparar:
1 - Abra a caixa de leite pela parte de cima.
2 - Encha dois terços da caixa com água.
3 - Coloque três punhados de arroz e uma pitada de sal.
4 - Feche a caixa e coloque perto da brasa.
5 - Não deixe o arroz queimar.
6 - O arroz demora cerca de meia hora para ficar pronto..
Arroz na Moranga

Abra na moranga, uma tampa de uns 7 cm. Na parte de cima da mesma e retire seu miolo. Coloque o arroz, a água e seus temperos na moranga. Agora, basta cozinhar, da mesma maneira que se fosse uma panela normal. Assim, o arroz trará o sabor da moranga, junto com o seu gosto natural.


Arroz Branco

Ingredientes: Cenoura picada, ervilha de lata, milho de lata (ou de espiga), passas de uva,

Modo de Preparo:
Prepare seu arroz, coloque todos os ingredientes, e mexa.
Depois coloque o arroz em uma forma, cubra o arroz com fatias de queijo lanche, e um pouco de Shoyu (em cima do arroz), e se quiser coloque ovos cozidos.
Coloque no forno à mais ou menos 100ºC, até q o queijo derreta bem!
Depois, tire do forno, e aprecie!


Arroz sem Panela

Ingredientes :
Arroz, Água, Sal, Caixa de leite longa vida (Tetrapack)

Modo de Preparo:

Faça da caixa de leite sua panela abrindo-a pela parte de cima.
Encha dois terços da caixa com água e coloque três punhados de arroz e um pouco de sal. Feche a caixa e coloque perto da brasa por aproximadamente 30 minutos.
Tome cuidado para não deixar o arroz queimar.






Omeletes

Ingredientes: 2 ovos, sal á gosto, 1 dente de alho amassado,
 
pimenta á gosto, queijo parmesão ralado, óleo

Modo de preparo;
bata os ovos ate que fique muito amarelos,acrecente os
 
temperos e o queijo ralado.coloque óleo na panela em fogo
 
baixo,e vire depois e so saborear !





Panqueca

É um bom substituto para o pão e pode ser feito rapidamente, sem muita complicação. Desmancha-se farinha de trigo em água ou leite e depois acrescenta-se gema de ovo ou sal, misturando até ter a consistência de um mingau.

Coloca-se no fogo uma frigideira com pouca gordura, só o bastante para umidecê-la. Deixando o fogo brando, despeja-se a massa em quantidade equivalente a uma xícara. Quando estiver com a aparência de um ovo frito, vira-se sem tocar na panqueca com um movimento brusco da frigideira, deixando cozinhar do outro lado.





Bolo de Cenoura

Ingredientes:
2 cenouras,1 copo de óleo,4 ovos,2 xic. de trigo,2 colheres de fermento,2 xic. de acucar e 1 colher rasa de fermento.Bate as cenouras,o óleo e os ovos no liquid.Coloca tudo em 1 tijela,junto com o trigo e o acucar e bate bem.Depois é só colocar fermento e bater devagar.Untar a forma e assar + ou - por 40 min.
Feijão Simples

Coloca-se o feijão na panela com água e sal e deixa-o ferver até amolecer. Retira-se então uma porção e derrama-se em uma frigideira onde estão alho e cebola dourando em um pouco de gordura quente ou óleo. Misture o feijão amassando um pouco e derrama-se na panela novamente. Deixe-o no fogo mais algum tempo até que o caldo engrosse.

Para facilitar o cozimento do feijão, pode-se deixa-lo de molho algumas horas antes de cozinhá-lo.

Para torna-lo mais saboroso, costuma-se cozinhá-lo com pedaços de lingüiça, carne seca, lombo, toucinho, etc. Essas carnes salgadas, devem ser fervidas antes de ser colocadas no feijão para que percam a grande quantidade de sal que trazem para sua conservação.




                                                             SOBREMESAS

Ingredientes:
1 kg de açúcar refinado, 200 g de gengibre ralado, 20 g de margarina, 1 copo de suco de limão.
 

Preparo:
 
Misturar todos os ingredientes, levar ao fogo, deixar ferver até dar ponto de bala.
Pegar um prato com agua, ir pingando para ver o ponto.
Despejar em um mármore, deixar esfriar.
Puxar os pedaços e cortar.

Dica:
 
Embrulhar os pedaços de bala em papel-celofane colorido, fica muito legal!





Banana Assada

Ingredientes:
Uma Banana, Açúcar, Canela e Papel Alumínio.

Modo de Preparo (1):
Enrole a banana no papel alumínio, com casca e tudo, e leve a fogueira.
Após cerca de 20 minutos, retire do fogo e tire o papel.
Coloque num prato, retire a casca da banana, coloque canela e açúcar a gosto.

Modo de Preparo (2):
Corte a Banana ao meio na vertical formando duas fatias compridas, jogue canela e açúcar na parte de dentro das fatias. Junte as fatias como eram antes, enrole com o papel alumínio e coloque para assar de 15 a 20 minutos.





Banana Caramelizada

Ingredientes:
 
3 bananas cortadas em rodelas, 1 xícara de açúcar.

Modo de preparo:
Coloque em uma panela o açucar, deixe até caramelizar, colocando um pouco de água. Depois coloque as bananas e deixa até ferver.
Sirva quente e bom apetite!!!!







Banana Caramelizada

Corte as bananas ao meio e separe-as, coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo, quando estiver dourado coloque as bananas e deslique.
Simplesmente uma delícia !!!







Banana com Chocolate

Usar banana nanica, fazer um sulco no meio e colocar pedaços de chocolate ao leite, leve diretamente a brasa uns 10 minutos será o suficiente, fica delicioso, experimentem.




Brigadeiro Básico

Ingredientes:
1 lata de leite condensado, achocolatado em pó, e açucar cristalizado

Modo de Preparo:
Cozinhe o leite condensado com o achocolatado, até dar consistencia (quando se passa a colher no fundo da panela e se forma um caminho).
Depois de esfriar um pouco coloque numa vasilha.
Quando já estiver frio coloque uma leve camada de açucar refinado.
Depois é só se deliciar...





Brigadeiro na Laranja

Ingredientes:
1 lata de leite cond.
4 colheres de chocolate em pó
1/2 colher de margarina(ou manteiga)

Pegue 7 laranjas, tire o tampão, retire o miolo e lave a laranja.
Seque-a e despeje tudo nas laranjas.
Feche-as com o tampão(que você cortou no 1º item)e enrole de 4 á 5cm de barro na laranja.
Deixe de 10 a 35 minutos(dependendo do fogo).
Depois quebre o barro(se ele não quebra não está no ponto)retire o tampão e BOM APETITE!!!

É ótimo..já foi testado!!






Creme de Abacaxi

Ingredientes:
1 abacaxi médio, 2 xícaras de chá de açúcar, 1 lata de creme de leite, 2 gerlatinas sabor abacaxi.

Modo de Preparo

Cozinhe o abacaxi picado em cubinhos na água com o açúcar 10 minutos, depois misture as gelatinas, o creme de leite e leve pra gelar.

OBS: ele fica uma delícia!!!!!!!!



Doce da Mariana

Bom, se vc eh como eu q ama chocolate, vc pode: abrir uma lata de leite condensado, e colocar num pote, ou prato, e juntar c/ algumas colheres de achocolatado, aí se vc quiser colocar um pouco de leite em pó, (só se ficar muito doce), e aí está, eh muito bom, eu sempre faço(em casa), mas dá p/ fazer em um acampamento!!





Doce de Casca de Banana

Lave bem as cascas de banana, divida em três partes no sentido do comprimento e corte em pedaços pequenos. Cozinhe com as duas xícaras de água por 20 minutos e depois coe. Junte as 3 xícaras de água, o açúcar, o cravo, a canela, o gengibre, as cascas de banana pré cozidas e deixe ferver por 40 minutos mais ou menos, até atingir o ponto de bala mole. Quando as bolhas começarem a ficar mais espessas, desligue o fogo. Coloque as rodelas de banana. Deixe esfriar e sirva com queijo, bolo, etc.





Farinhas da Raquel

Ingredientes:
2 colheres de farinha láctea, 2 colheres de leite em pó e 1 colher de achocolatado.

Modo de Preparo:
Misture bem os ingredientes e coma. É muito bom, muito bom mesmo.







Frutas Carameladas

Escolha uma fruta de sua preferência, como maçã, pera ou banana.
Corte e retire uma parte da fruta, por exemplo corte a parte de cima da maçã ou da pera, ou o lado da banana.
Coloque açúcar à vontade, e feche a fruta com o pedaço que você cortou.
Embrule a fruta em papel laminado (alumínio) e coloque perto da brasa por aproximadamente 15 minutos.
Cuidado ao retirar do fogo e do papel laminado, e bom apetite.




Gelatina sem Geladeira

Ingrentientes: Gelatina com sabor, garrafa 2 litros água.

Modo de preparo: Faça a gelatina normalmente, ferva a água numa panela, coloque o posinho da gelatina e misture bem.
Mas como você fará para gelar a gelatina?Simples, coloque a gelatina numa garrafa dois litros, tampe a garrafa muito bem, amarre numa corda ou cisal, e a jogue em um rio, prenda a outra ponto da corda ou cisal em algum lugar e deixe a gelatina lá por algum tempo, quando tirar e a gelatina estiver mais durinha, abra a garrafa de 2 litros e coma, a gelatina fica até bonita, em formato de garrafa.^^.







Maça com goiabada

Ingredientes:
 
Maçã, goiabada, papel alumínio

Modo de preparo:
1º Retire o caroço da maçã,
 
2º preencha os buracos com goiabada
3º Embrulhe a maça no papel alumínio
4º Coloque a maça embrulhada perto da brasa da fogueira
5ºA maça estará pronta quando o papel estiver escuro







Maçã em calda

Ingredientes:1 maçã picada, açúcar e água
Modo de fazer:
Colocar em uma panela uma xícara de água, uma de açúcar e a maçã. Deixar levantar fervura até ficar uma calda. Sirva quente e bom apetite!!!







Macã Recheada

ingredientes:
Maçã, açucar e canela.

Modo de preparo:
Misture o açúcar e a canela, logo após abra as maçãs ao meio faça pequenos buraquinhos e recheie com o açucar e a canela,feche a maçã envolva com papel aluminio e leve a brasa por + ou - 5min.









Mousse de Chocolate para Acampamento

Ingredientes:
1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e achocolatado a gosto.

Modo de preparo:
Misture tudo e sirva.






Paçoca no Tubo de Papel

Como o nome já diz, é paçoca!
Ingredientes: amendoim torrado (pode ser em qualquer quantidade), açúcar e sal, e uma folha de papael LIMPA para cada pessoa.

Modo de preparo:
Amasse o amendoim e misture o açucar e o sal. Com a folha de papel, faça um cone e corte a pontinha.
Coloque a poçoca e coma.
Não coma muita paçoca, que faz mal...







Pipoca Cristalizada

Ingredientes:
Milho de pipoca, acucar e oleo.

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes na panela e fique atento para o acucar nao queimar, para isso mantenha fogo baixo e nao pare de meixer. assim que a pipoca comecar a estorar, fique atento. depois e so colocar em uma vasilha e comer!








Torta de biz

Ingredientes: 1 lata de doce de leite, 2 caixinhas de creme de
 
leite ,1caixa (2andares) de biz

Como fazer: Misture o creme de leite e o doce de leite, corte o
 
biz em pedaços e coloque dentro de uma tigela e derrame a
 
mistura de creme de leite e doce de leite.
Leve a geladeira, deixe gelar e está pronto.




Best Blogger Tips

12 comentários: