Especialidades


  Oque são?
Atendidas as exigências formuladas no GUIA DE ESPECIALIDADES, a Diretoria do Grupo, por proposta do responsável pela Seção, conferirá ao lobinho, ao escoteiro ou ao sênior o direito de usar distintivos de Especialidades, consoante as seguintes normas:
As Especialidades estão distribuídas em 5 Ramos de Conhecimentos, a saber: Ciência e Tecnologia, Cultura, Desportos, Serviços e Habilidades Escoteiras;
cada Especialidade poderá ser conquistada em 3 (três) níveis progressivos, Nível 1, Nível 2 e Nível 3, que se distinguem pela complexidade e pelo grau de dificuldade dos requisitos estabelecidos para sua conquista, não guardando qualquer relação com os Ramos em que se desenvolve a progressão escoteira;
cada conquista será assinalada pela outorga de um distintivo específico para a Especialidade no Nível conquistado, e do Certificado de Especialidade apropriado, conforme estabelece o GUIA DE ESPECIALIDADES;
Lobinhos, Escoteiros e Seniores utilizarão no traje ou uniforme apenas o distintivo de Nível mais elevado de cada Especialidade conquistada.
Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura, com fundo em amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3. Contém nome e o desenho correspondente a cada Especialidade, Ramo de Conhecimentos em marca d´água, e a denominação ESCOTISMO. Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.
COMO CONQUISTAR UMA ESPECIALIDADE
O objetivo desta seção é orientar aqueles que estão dispostos a conquistar uma Especialidade, para que se obtenham os melhores resultados, e se evitem cometer alguns erros. Tendo trabalhado já há algum tempo em uma Tropa Escoteira, penso que posso dar algumas “dicas”, a respeito do asunto. Então, aqui vai:
Escolha um tema que você domine, ou que realmente o atraia
O objetivo das Especialidades no Movimento Escoteiro NÃO é formar “doutores” nos temas escolhidos, mas, para ostentar o distintivo de “especialista” em um assunto, é necessário ter um bom conhecimento sobre a matéria, não é mesmo? E se você gostar do que estiver desenvolvendo, certamente será mais fácil alcançar o objetivo proposto.
Abaixo os “Caçadores de Distintivos”
Não adianta tentar desenvolver um “monte” de Especialidades ao mesmo tempo. Dificilmente você poderá fazer um bom trabalho. Ao invés disso, se você selecionar poucas Especialidades para desenvolver, poderá fazer um trabalho melhor, e adquirir um conhecimento mais profundo sobre os temas escolhidos. Se você estiver, por exemplo, no Ramo Escoteiro, e tem conhecimento suficiente sobre um assunto para desenvolver todos os Níveis de uma Especialidade, certamente deverá fazê-lo, mas não torne isso obrigatório para TODAS as Especialidades que for desenvolver.
Para ser um “Especialista”, procure um “Especialista”
O escotista de sua Seção (Akelá, Chefe, etc.), pode até ser uma pessoa muito culta, mas dificilmente poderá orientá-lo em TODAS as opções incluidas no novo sistema de Especialidades. Você deve procurá-lo, e discutir com ele qual Especialidade quer desenvolver e, se ele não puder ajudá-lo, peça que ele indique alguem para ser seu orientador ou examinador. Então, procure essa pessoa, mostre-lhe o que pede o Guia de Especialidades para aquele tema que você quer desenvolver, e peça a ele (ou ela), que lhe indique os passos a seguir.


NIVEL
DESCRIÇÃO
COR
EXEMPLO
1
1/3 dos itens da especialidade
Fundo Amarelo
1
2
2/3 dos itens da especialidade
Fundo Verde
2
3
100% dos itens da especialidade
Fundo Grená
1




Onde coloco o distintivo de especialidade no meu uniforme?


Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.
Best Blogger Tips