Amarras e nós


image004.jpg
Nó Direito : Utiliza-se para unir duas cordas da mesma espessura.
image006.jpg
Nó Direito Alceado: Como o Nó Direito simples é utilizado para unir dois cabos da mesma espessura, porém possuí uma alça que desata o nó quando puxada. Geralmente é usado quando o nó direito não é permanente e precisará ser desfeito mais tarde.
image008.jpg
Nó de Escota: Utiliza-se para unir duas cordas de diferentes espessuras.
image010.jpgNó de Escota Alceado: Mesma utilidade do escota, só que mais fácil de desatar. É muito utilizado para prender bandeiras na adriça.
image012.jpg
Nó de Correr: Serve para fazer uma alça corrediça em uma corda.
image014.jpg
Nó em Oito: Utiliza-se para evitar o desfiamento da ponta de uma corda. Utilizado também por montanhistas para unir duas cordas (nó em oito duplo).
image016.jpg
Volta da Ribeira: Utilizado para prender uma corda a um bastão (tronco, galhos, etc.) depois mante-la sob tensão.
image018.jpg
Volta do Fiel: Nó inicial ou final de amarras. Não corre lateralmente e suporta bem a tensão. Permite amarrar a corda a um ponto fixo.
image020.jpg
Volta do Fiel Duplo: Utilizado para amarrar cabos de retenção e espias.
image022.jpg
Catau: Utiliza-se para reduzir o comprimento de uma corda sem cortá-la. Serve também para isolar alguma parte danificada da corda, sem deixá-la sob tensão.
image024.jpg
Nó Aselha: É utilizado para fazer uma alça fixa no meio de um cabo.
image026.jpg
Nó de Arnez: É utilizado para fazer uma alça fixa no meio de uma corda (sem utilizar as pontas).
image028.jpgBalso pelo Seio: Serve para fazer duas alças fixas do mesmo tamanho em uma corda.

image030.jpg
Fateixa: Serve para prender um cabo a uma argola.
image032.jpg
Lais de Guia: Utilizado para fazer uma alça fixa (e bastante segura) tendo em mãos apenas uma ponta da corda.
image034.jpg
Nó de Pescador  simples e duplo: Utilizado para unir linhas de pesca, cordas corrediças, delgadas, rígidas, cabos metálicos e até cabos de couro.
image036.jpg
Volta Redonda com Cotes: Utilizado para prender uma corda a um bastão.
image038.jpg
Volta do Salteador: Utilizado para prender uma corda a um bastão, com uma ponta fixa e outra que quando puxada desata o nó.

image040.jpg
Moringa: O Nó de Moringa é utilizado para amarrar um cabo em um gargalo de garrafa ou jarro. É seguro e resistente.
image042.jpg
Nó de Frade: Usado para criar um tensor na corda. Pode servir para parar uma roldana ou auxiliar na subida de uma corda como nó de apoio. Também pode ser usado para a transmissão de código Morse.
image044.jpg
Enfardador: Permite ser sempre ajustado quando é necessário manter uma corda ou cabo sempre esticado. Numa falsa baiana, por exemplo, ao receber muito peso o cabo afrouxa, com este nó é possível estica-lo novamente com firmeza ser desfazer completamente o nó.
image045.jpgFalcaça: A falcaça é feita na ponta de um cabo evitando que ele comece a desmanchar com o uso e o tempo. Pode ser feita com linha grossa.

image048.jpg
Cadeira de Bombeiro: É um nó simples e rápido de atar quando se precisa subir ou descer uma pessoa de uma árvore, barranco ou outro ponto. É seguro, porém mais utilizado em caso de emergência ou quando a altura não oferece grandes riscos. Para estes casos, existem cadeiras mais elaboradas e seguras.
image050.jpg
Amarra Diagonal: Serve para aproximar e unir duas varas que se encontram formando um ângulo agudo. É menos usada que a Amarra Quadrada, mas é muito utilizada na construção de cavaletes de ponte, pórticos etc. Para começar usa-se a Volta da Ribeira apertando fortemente as duas peças, dão-se três voltas redondas em torno das varas no sentido dos ângulos, e em seguida, mais três voltas no sentido dos ângulos suplementares, arrematando-se com um anel de duas ou três voltas entre as peças (enforcamento) e uma Volta de Fiel para encerrar. Pode-se também encerrar unido a ponta final a inicial com um nó direito.
image052.jpg
Amarra Quadrada: É usada para unir dois troncos ou varas mais ou menos em ângulo reto. O cabo deve medir aproximadamente setenta vezes o diâmetro da peça mais grossa. Começa-se com uma Volta de Fiel bem firme ou uma Volta da Ribeira. A ponta que sobre desse nó, deve ser torcida com o cabo para maior segurança ou utilizada para terminar a amarra unindo-se a ponta final com um nó direito. As toras ou varas são rodeadas por três voltas completas redondas entre as peças (enforcamento) concluindo-se com a Volta do Fiel na vara oposta ao que se deu o nó de início ou com o nó direito na extremidade inicial.
image054.jpg
Amarra de Tripé: Esta amarra é usada para a construção de Tripés em acampamentos, afim de segurar lampiões ou servir como suporte para qualquer outro fim. A amarra de tripé é feita iniciando com uma volta da ribeira e passando alternadamente por cima e por baixo de cada uma das três varas, que devem estar colocadas lado a lado com uma pequena distância entre elas. A vara do meio deve estar colocada bem acima, afim de amarrar a sua extremidade inferior à extremidade superior das outras duas ao lado. Não é necessário o enforcamento nesta amarra, pois ao ajustar o tripé girando a vara do meio a amarra já sofre o "enforcamento" sendo suficientemente presa. Entretanto, em alguns casos o enforcamento pode ser feito, passando voltas entre as varas e finalizando com uma volta do fiel ou nó direito preso a extremidade inicial.
image056.jpg
Amarra Paralela: Serve para unir duas varas colocadas paralelamente. Pode ser usada para apoiar ou até sustentar o outro bambu. Faz-se uma argola e dá-se voltas sobre ela e as duas varas como se estivesse falcaçando, terminando, também como uma falcaça, passando a ponta do cabo pela argola e puxando a outra extremidade para apertar. Finaliza-se com um nó direito unindo as duas extremidades.

Best Blogger Tips